O Ensino de Robótica nas Escolas

Robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs.
É uma área da ciência que desenvolve tecnologias com o auxílio de maquinário controlado por software. Os robôs podem ser autônomos ou parcialmente autônomos, ou seja, parte do seu controle é feito por humanos.

O aluno disposto a ingressar nessa área vai percorrer um vasto caminho até que chegue a construir um equipamento robótico. Porém, existem kits de robótica que facilitam a vida do durante este aprendizado e que faz com que o aluno já desenvolva projetos interessantes sem que tenha se apropriado ainda de todas as competências que vão levá-lo a desenvolver um projeto mais ousado.

Durante o aprendizado, o aluno vai aprender conceitos de eletricidade e eletrônica, desde os componentes básicos, tais como resistores, capacitores e indutores, até componentes mais complexos, como circuitos integrados e microcontroladores. E, falando em microcontroladores, um componente que faz sucesso entre os projetistas é a plataforma de prototipagem Arduíno. Com ela, o estudante pode fazer e refazer seus projetos várias vezes antes de chegar ao resultado considerado esperado.

Programação de computadores também é uma habilidade que deve ser desenvolvida durante o processo, já que os robôs “aprendem” através de linguagens de programação, como C++ e Python.
Conhecimentos de mecânica e hidráulica também são altamente desejáveis, na medida em que pode haver partes que são encaixadas e que se movem.

Tanto como parte da matriz curricular da escola, quanto como projeto de pesquisa e extensão, o ensino de robótica traz inúmeros benefícios ao aluno, pois faz com que sejam aplicados conhecimentos adquiridos durante a sua formação, bem como introduz novas competências, preparando o aluno da área de tecnologia para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

plugins premium WordPress